Construção a seco

Wood Framing e Light Steel Framing

Melão Engenharia vem se especializando nos sistemas de construção a seco Wood Framing e Light Steel Framing e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e industrialização da construção civil com o conceito de inteligência multiconstrutiva como forma de desenvolvimento de produtos para a nova economia.

Membro do ITIE - Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações.

O ITIE é uma instituição de ciência tecnologia e inovação (ICT) privada, sem fins econômicos, de utilidade pública e que promove através de suas ações o aumento da produtividade e a eficiência nos processos produtivos na construção civil.

O que é construção a seco?

Construção a seco são assim chamados por não utilizarem, ou utilizarem em pequena proporção, materiais que necessitam de água no canteiro de obras, como argamassa e concreto moldado no local.

Dentre as soluções de construção a seco existentes, a Melão Engenharia desenvolve projetos dos sistemas Light Steel Frame e Wood Framing. Estes sistemas construtivos têm como características possuírem estruturas em painéis (frames) que podem ser de aço ou de madeira.

Sistemas construtivos LSF e WF

Light Steel Frame (LSF) é constituído por perfis super leves formados a frio de aço galvanizados. A galvanização garante a durabilidade do aço já que essa estrutura não tem a proteção da pintura.

Já o Wood Frame é constituído por perfis de madeira, normalmente pinus, com tratamento em autoclave para combater fungos e insetos.

Em complemento aos sistemas, os fechamentos dos painéis podem ser feitos por diversos materiais que estão em constante evolução de modo a melhorar o desempenho e a produtividade na instalação.

Como são os fechamentos?

Internamente, geralmente são adotadas placas de gesso acartonado, semelhante ao drywall (paredes não estruturais). Para a parte externa das edificações, podem ser adotadas várias técnicas e materiais como fechamento. Todas elas são normalmente aplicadas sobre as chapas OSB ou compensado estrutural que contribuem no contraventamento da estrutura e a membrana hidrófuga que protege contra a umidade externa e permitindo o respiro interno.

Dentre os materiais de fechamento externo, existem placas cimentícias, placa de gesso com fibra de vidro e EIFS com tratamento de junta e superfície (base coat). Outras opções são os sidings que podem ser de placas cimentícias, de madeira ou vinílico.

Vantagens em adotar os sistemas de Construção a Seco:

- Rapidez na execução da obra
Por se tratar de materiais industrializados, a execução no canteiro de obras é mais rápido, diminuindo os custos indiretos da obra.
- Melhor em sustentabilidade
Os projetos de construção a seco adotam materiais recicláveis, que o caso do aço, ou renováveis, o caso da madeira. Além disso, o planejamento do uso dos materiais contribui no conceito de sustentabilidade. já que a perda de recursos por conta do desperdício é menor, o que significa otimização e melhor aproveitamento dos insumos.
- Melhor orçamento e planejamento
A precisão desses sistemas construtivos são em milímetros e, por ter menos desperdício, o orçamento e o planejamento são mais fieis aos levantados em projetos.
- Facilidade de manutenção
Na necessidade de reparos, as estruturas e/ou fechamentos podem ser substituídas sem grandes alterações. É possível, por exemplo, acessar componentes como tubulações, instalações elétricas e cabos facilmente, retirando a placa de gesso acartonado, evitando a quebra de paredes e a sujeira.
- Flexibilidade para mudanças
A conveniência nas manutenções também amplia as possibilidades na hora de realizar mudanças no projeto. Isso contribui para a personalização dos ambientes.

Contudo a construção a seco ajuda a promover a Construção Off-site, ou seja, a industrialização da construção civil executando tarefas fora do canteiro de obras.